Então pessoal, dentro da temática de pessoas e computação a gente pode
perceber como os softwares em seus vários desdobramentos vem nos ajudando a realizar diversas tarefas, na comunicação, para divertir, desenvolver o raciocínio lógico entre várias outras coisas, dentre elas para o estudo.Pensando nisto resolvi listar alguns softwares
que podem auxiliar na aprendizagem e na
acessibilidade a internet:
Software Para Aprendizagem
Mais do que para entretenimento a internet e todo nosso aparato tecnológico servem para o nosso aprendizado, os citados abaixo podem nos auxiliar na matemática:
1 “O MyMathlab (MML) é um software interativo de nivelamento do conhecimento em Matemática, dirigido aos estudantes universitários, disponível para acesso em um provedor de Internet mediante uso de login e senha. As tarefas e exercícios práticos estão relacionados a um livro texto virtual.[...]. O software engloba conteúdos de álgebra, teoria e equação das desigualdades, funções trigonométricas, geometria analítica, funções, cálculo, princípios de álgebra linear e probabilidade, entre outros.”
2. MAPLE : sistema matemático simbólico interativo, possuindo recursos extraordinários para resolver questões como cálculo algébrico, interpretação de conceitos, visualização gráfica, modelagem de problemas, etc. O MAPLE é uma ferramenta poderosa que serve não somente para testar os conhecimentos de Cálculo I, como também abrange muitas áreas da Matemática.
Software na área da Saúde
Auxiliam na compensação de alguma deficiência
1 O sistema
operacional DOSVOX permite que pessoas com deficiência visual utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de
independência no estudo e no trabalho, apesar de "antigo" ainda é bastante utilizado.
2 Jaws-
Considerado atualmente o leitor de tela mais popular do mundo, o Jaws for
Windows da norte-americana Freedom Scientific possui um software de
sintetizador de voz que utiliza a própria placa de som do computador. O Jaws
roda em diversos idiomas, inclusive em português. O programa tem a capacidade
de ler certos recursos de páginas de internet que outros programas do gênero
não têm.
Existem diversos outros softwares que nos auxiliam diariamente, se tiver mais sugestões podem deixar nos comentários.
Referências:
Disponível em: < http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/>. Acesso em 30 de junho de 2014.
Disponível em:<http://saci.org.br/?modulo=akemi¶metro=6576>.Acesso em 30 de junho de 2014.
Disponível em:<http://www.maplesoft.com/>.Acesso em 30 de junho de 2014.
Disponível em:<http://mmlglobal.pearsoncmg.com/brasil/features.html>.Acesso em 30 de junho de 2014.
Olá pessoal, após várias pesquisas eu tentei resumir ao máximo alguns dos conteúdos que achei de maior relevância só que com uma visão mais centrada para o futuro.
Desde o fim da Segunda Guerra Mundial que nossa planeta passa por inúmeras transformações e dentre elas o setor tecnológico, segundo minha visão, foi o que mais se desenvolveu, pois nos últimos 50 anos já presenciamos várias descobertas e cada ano esta evolução torna-se mais constante. Como a área de Ciência da Computação é uma área "meio" ela funciona como base para que profissionais se especializem em outros ramos, por isso listei algumas das inovações que estão sendo implementadas e que estes profissianais poderão ser bem aproveitados.
Robótica: os robôs já estão entre nós desde os anos 60. Nos próximos anos ganharão mais inteligência e conectividade. Já existem robôs operando em hospitais, fazendo limpeza e organizando estoques. Uma série deles está pronta para auxiliar nos cuidados de doentes e terceira idade. A popularização está prestes a ocorrer e suas fucionalidades aumentam a cada dia, por isso esta área é bem promissora e principalmente para estudantes de Ciência da Computação.
Telepresença: É o futuro da teleconferência. Salas computadorizadas e cheias de monitores ou robôs de diversos formatos serão os nossos avatares no futuro. Escolas da Coreia e escritórios nos Estados Unidos e Europa começam a testar a possibilidade de ter uma pessoa em mais de um lugar ao mesmo tempo para vigilância básica, ordens simples e tarefas repetitivas. Esta tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos e está chegando como uma tendência próximos anos, dizem os especialistas; uma vez que dará a possibilidade de grandes empresários estarem em lugares de diferentes simutaneamente.
Indústria automobilística: tudo que existe em TI deverá ter os automóveis como destino. Google, Chrysler, Volkswagen e General Motors têm protótipos de carros sem motorista e leis começam a serem aprovadas nos Estados Unidos. Além disso, novos motores e eficiência energética mudarão o carro que conhecemos. Novos programas mais seguros e rentáveis também surgirão para uma melhor adaptação.
Cidades inteligentes: É parte da internet das coisas, mas é tão grande e evidente que ganha poder próprio. Isso porque está ligada com a macrotendência de urbanização extrema da sociedade. Governo e aparato urbano precisarão de TI para controlar a nova vida na metrópole. Vai de inteligência para tráfego e diminuição da burocracia a canais de conversa com os cidadãos. É complexo, mas inevitável e a prova real disso tudo é a cidade de Songdo, na Coréia do Sul, que está representada abaixo. Ela foi baseada nas mais novas tecnologias para ser uma cidade totalmente inteligente e sustentável com capacidade para 75 mil abitantes.
chips e computadores: Começaremos com o paradigma dos dez nanômetros quebrados, caindo, depois, para os cinco nanômetros. Chips que misturam material orgânico devem baratear custos e criar novos mercados para implantes em humanos. O computador quântico que está representado abaixo já começou a ser usado pela Nasa, apesar de ter apresentado algumas falhas isto já é um grede avnaço para a computação quântica. Além disso temos o grafeno que é o mais provável substituto do silício. Tudo pela miniaturização, poder de processamento e novos usos.
as duas maiores redes sociais do mundo foram ao ar em 2004 e hoje após uma década ter se passado o Okut não obteve tanto exito, pois essa rede social não promovia uma interação mundial quanto o Facebook.
Após 10 anos o Facebook segue como líder mundial e as expectativas são ainda maiores, uma vez que, as pessoas ficam cada vez mais conectadas.
Outro ponto importante em tratarmos aqui é a forma como assas e várias outras mídias estão afetando a sociedade como um todo? quais são os pontos positivos é negativos para o futuro da humanidade? como aproveitar essas tecnologias sem que fiquemos totalmente subordinados a ela?
Bem, em primeiro lugar não podemos esquecer da agilidade e praticidade que elas nos propõem quando precisamos dar uma notícia ou mesmo conversar sobre qualquer assunto com outras pessoas que estão muito distantes ou próximas de você. Além disso, rede social não é só para conversa, pois a cada dia mais e mais aplicativos são desenvolvidos e muitos deles estão sincronizados a ela promovendo uma interligação simultânea. contudo, é nesse cenário que nasce a nova forma de comércio e que vêm crescendo a cada dia, pois como um em cada quatro cidadãos no está conectado a alguma rede social as grandes e pequenas empresas oproveitam-se dessa ferramenta para induzi-las ao consumo de seus mais novos produtos e segundo pesquisas essas mídias tem sido foco principal de muitas organizações, tendo em vista que os produtos ficam mais em conta por causa da redução de gastos com transportes, aluguel, funcionários, etc.
Portanto, esse tipo de Marketing é o mais promissor para os próximos anos porque poderemos fazer tudo o quanto quisermos bastando apenas está conectado. Porém nem tudo é só satisfação sabendo que por mais controladas que sejam não serão 100% seguras.
Outro fator de conflito é saber como as pessoas irão reagir a tudo isso, pois hoje muitos jovens e até mesmo adultos já vivem completamente em um mundo virtual. A cada dia que passa o contato físico ou pessoal entre essas pessoas se tornam mais difíceis e raros e isso é a parte negativa dessa tecnologia porque as pessoas acabam se isolando cada vez mais em seu mundo virtual e acaba esquecendo completamente do real.
para começar vou por uma pequena definição e diferença de redes sociais e mídias sociais feita por um especialista chamado Telles
" as redes sociais são ambientes com foco em reunir pessoas e há interação entre seus membros, enquanto que as mídias sociais, por mais que permita uma interação social, seu foco é na criação colaborativa de conteúdo e compartilhamento de informações nos diversos formatos (textos, vídeos, fotos, etc), independentemente de gerar relacionamento. Portanto, as redes sociais estão inseridas nas mídias sociais. Podemos caracterizar como redes sociais o Facebook, Google Plus, MySpace, Linkedin, dentre outros, e como mídias sociais, o Twitter, Youtube, SlideShare, Flickr, e outras."
Para muitos pais e pessoas mais idosas que não conhecem muito sobre o assunto as redes on-line só atrapalham na aprendizagem das pessoas. Contudo não é bem assim...
As redes sociais ensinam os jovens importantes situações do mundo real. Por exemplo, a noção de “rede de contatos” que é exercitada por meio de comunidades como Facebook e isso pode ajudar o jovem ao longo de sua vida. Ser capaz de criar redes de contato sólidas é extremamente importante para o desenvolvimento tanto pessoal, como profissional e acadêmico. O mundo de hoje esta rodeado de tecnologias e dominar o conhecimento sobre elas é muito importante.
Com as mídias sociais os jovens também se comunicam com mais facilidade com seus amigos,familiares,colegas de escola, etc. A partir delas também temos como conhecer novas pessoas,sejam elas de outro bairro,cidade,estado ou ate mesmo de outro pais.
Os jovens incluídos nesses meios sociais procuram por pessoas que tenham os mesmos gostos musicais,tipos de filmes,características básicas que fazem com que uns gostem dos outros. E a partir dai muitas acabam se encontrando pessoalmente e muitos acabam namorando a partir disto.
As mídias sociais também tem inovado muito para poder ajudar as pessoas nos estudos para qualquer tipo de prova. um bom exemplo disto são alguns aplicativos, em particular só conheço os do facebook contudo sei que existem vários outros, que me ajudaram a estudar para o vestibular como o appProva(aplicativo que contém vários simulados de provas,video aulas e assuntos variados.Outro otimo site para estudos é o http://www.adaptativa.com.br/ , nele encontramos além de assuntos para leitura ao final das aulas tem questionários para saber se você realmente entendeu o que viu e/ou leu. entre vários outros sites que estão ai para nos ajudar.
Podemos encontrar esses tipos de coisas também em sites como o youtube,a própria Wikipedia também é um bom exemplo de site que contem das mais variadas informações.
Então para aqueles que acham que as mídias somente atrapalham...pode até ser, quando você deixa de estudar quando se deve, para ficar apenas jogando e/ou conversando com as pessoas nas redes sociais.
Antes de qualquer coisa, as vezes nos confundimos com as
terminologias segundo Maurício S. Jr¹ usamos ” redes sociais” quando normalmente
estamos falando das ” mídias”, já que redes sociais são relacionamentos que
podemos ter pessoalmente inclusive e na atualidade é muito popular estes
relacionamentos serem feitos pela internet, pelas mídias sociais.
Pois bem, quem não se lembra de uma grande demonstração do
poder das redes e das mídias sociais, no ano passado? As manifestações de Junho
de 2013 foram um dos maiores exemplos de como as pessoas podem se unir em prol
de um objetivo em comum (apesar de não ser muito claro neste caso) estas pessoas
que foram as ruas se comunicavam através das mídias sociais e causou espanto o
volume de pessoas dispostas a pressionar o governo pelos iniciais 0,20 centavos
tendo êxito em algumas cidades. Então o que se pode tirar de tudo isto é que
temos grandes ferramentas de transformação social em nossas mãos e fatalmente
usamos para fins banais, tudo bem que é legal as fotos das festas com a
galera ou qualquer coisa do tipo, mas
não vemos o mesmo empenho em curtir/compartilhar/postar algo para reivindicar algum direito que é
nosso!
Por exemplo sabiam que podemos fazer uma proposta de lei
federal por Iniciativa Popular? porém o
legislador colocou umas regrinhas, entre elas: ser eleitor ; apresentar a
proposta para câmara dos deputados com
assinatura de 1% do eleitorado nacional; distribuído por no mínimo em 5
estados e com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um
deles. Em se tratando de tempos sem internet era a certeza de que isto
nunca poderia ser posto em prática, hoje em dia é difícil mas aí voltamos as
tais mídias, o que torna um pouco mais viável esta possibilidade.
Em outras palavras, para transformar a sociedade que tanto
criticamos basta prestar um pouco mais de atenção em notícias que sejam
relevantes para o desenvolvimento social buscar por sites como portal da transparência,
ao invés de marcar um rolezinho nos shoppings podemos marcar um para a câmara
de vereadores ou assembleia legislativa para exigir maior atenção às questões tecnológicas
no estado, cobrar leis enfim, fiscalizar é a palavra! talvez nem eu ou vocês
administraríamos muito bem uma enorme quantia de dinheiro de desconhecidos que
não se importam com o que você vai fazer dele. Esperar outubro pra que nasça um
Messias que resolva todos os problemas não é a solução, independente de
preferencias políticas é preciso estar atento e se for preciso nos manifestar,
cobrar pois temos a web para nos unir, a mudança está ao alcance dos dedos,
caso contrário seguiremos xingando muito no twitter e sempre muito #chatiados.
Alguns links que possam interessar:
Lei 5.281 de 2004 Dispõe sobre o Sistema Estadual de Tecnologia da Informação e de Comunicações de Sergipe e sobre o Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e de Comunicações de Sergipe:
Como é de costume a sexta-feira 13 sempre é cercada de
histórias de terror ou mistério pensando nisso, lembrei-me de uma história ... como diria Shakespeare: ...“cabulosinha”
rsrs sobre um certo viajante do tempo: John Titor (já ouviram
falar dele?), pois bem aos que ainda não conhecem a história desse suposto viajante do tempo
começa aparecer por volta do ano 2000, quando esta estranha figura participa de um fórum o:
ArtBell e começa a falar que é um
viajante do tempo (obviamente ninguém acredita) que veio do ano de 2036 mas a
medida que ele começa a dar detalhes sobre as suas passagens no
tempo começa a causar uma certa duvida e há quem diga que ele realmente
existiu/existe/existirá.
Vamos as provas:
1- A própria conversa no fórum existiu e este usuário John
Titor, nome possivelmente falso para proteger sua identidade, trocou várias
mensagens com outros usuários que informava
sobre sua missão e como ele atuou em anos anteriores também, principalmente
nos anos 60 a 80. Em 2001 este usuário simplesmente desapareceu e ninguém
conseguiu rastrear seu IP ou qualquer coisa semelhante. (Ou ele realmente
existiu ou é um bom hacker).
Símbolo do Exército dos EUA em 2036
2-O sumiço do computador: John, em uma de suas conversas afirmou que
trabalhava pro exercito norte-americano (falou em teoria da conspiração tinha
que ter USA no meio) e que tinha a missão de recolher objetos que acabaram se
perdendo com o tempo e no futuro precisava decodificar coisas que só poderiam
ser feitas com esses itens do passado, a exemplo de um código em linguagem antiga que só poderia ser lida por
uma máquina da época, por isso John resgatou em 1975 uma máquina da IBM , a
5100.
A medida que John passou a ficar conhecido realmente foram
verificar com funcionários que trabalhavam a muitos anos na IBM sobre a existência
desse computador e para o espanto realmente essa máquina lia várias linguagens
antigas mas estava encostada e em dado momento um exemplar sumiu sem que ninguém da empresa saiba explicar.
IBM 5100
3. A Nave: Titor
contou que sua nave/máquina do tempo ainda não está muito bem desenvolvida e
por isso ainda é perigoso viajar no tempo, principalmente porque muita coisa foi destruída com a guerra e a vida de 2036 por incrível que pareça tendeu-se mais para o campo mas postou fotos de um manual explicando em partes como ela funciona:
DO C204 Gravity Distortion Time Displacement Unit( o nome da Nave), apenas alguns detalhes
foram fornecidos. Sabemos que se trata de uma máquina complexa acoplada em um
carro que envolve campos
magnéticos, baterias, zonas de raios X e conceitos eletrônicos avançados. Além de conseguir ir tanto para o futuro ( o que em tese é mais fácil e gastaria muito menos energia,sendo mais viável do que para o passado) como para o passado e pelo que se entende criam-se realidades paralelas já que interferindo no passado o futuro também e alterado.
4- As previsões: O
viajante 0 (John ) comentou indiretamente sobre as torres gêmeas
de NY como "prédios que existiam em NY" isto no ano 2000 e afirmou que em 2015 haverá a terceira guerra mundial que dizimaria vários estados dos USA, tudo isso provocado por mísseis russos. Envolvidos nesta Guerra também estariam a China e a Europa.
Além disso, ele alerta que alguns eventos descritos por ele podem não acontecer. Essa concepção clássica da ciência diz que, ao viajar para o passado e alertar a humanidade, Titor criou duas linhas do tempo, sendo uma delas a original (vivida por Titor) e a outra paralela (criada após a viagem no tempo). Talvez ele nos revelou isso para evitar uma Guerra em 2015?
Veja um resumo curioso sobre a aparição do Viajante 0:
Conta-se ainda que John não seria o único viajante no tempo,
em 2003 o FBI prendeu um homem,Andrew Carlssin, de 44 anos, pois ele derrubou a bolsa quando investiu 800 dólares e obteve 350 milhões de lucro em pouquíssimo tempo. A alegação do mesmo é que era um viajante do ano 2256 e por isso sabia exatamente onde investir.
Confira a história:
Com a tecnologia e conhecimentos atuais sabemos que dificilmente haveria uma máquina do tempo, quem sabe no futuro né?
Para quem está cansado do tradicional facebook, existem outras
redes sociais que parecem interessantes
e específicas a exemplo de:
- Gaia Online (em inglês): esta é uma rede social voltada
para games, originalmente voltada para animes, fundada em 2003, virou um site
baseado em fóruns com mais de 1 milhão de posts por dia e visitado por 7 milhões
de usuários por mês.
Friendica: É a plataforma
principal de um consórcio mundial de desenvolvedores que criam plataformas
sociais descentralizadas e tecnologia para a vinda do mundo pós-facebook. Pense
WordPress ou Drupal, mas para social.É
uma plataforma madura, com mais de dois anos de desenvolvimento por trás dele,
e oferece uma ampla gama de conectores para ambos legado e as redes sociais
independentes. Ela integra ainda os contatos a partir do Facebook, Diaspora,
Twitter, StatusNet, pump.io, weblogs e RSS feeds - e até mesmo e-mail, prometendo ainda ser mais preocupada com a segurança dos dados de seus membros do que o
facebook além de ser um software de código aberto.
Segundo eles:” Nenhum outro
projeto já reuniu o universo social em um único fluxo federado para este grau. Fomos
pioneiros na tecnologia inovadora, como álbuns de fotos descentralizada, com
controles de privacidade de trabalho e cross-site.Nem mesmo o Facebook vai proteger as
suas fotos privadas de "fuskers" ( realmente assustador).Se você postar
uma foto no Friendica privado, é privado.”. Adverte ainda que em virtude do seu
progressivo sucesso algumas redes sociais estão tentando restringir a
integração entre elas. Também em inglês com guias em alemão e espanhol.
-Moovia:é umarede socialcorporativa
privada, criada noBrasilno início de2012, sendo destinada a empresas e equipes
profissionais em geral.
O acesso é gratuito e
relacionado às outras plataformas de relacionamento, como oFacebook,Google+,TwittereLinkedIn.
O usuário cria um perfil que inclui experiências profissionais, formação
acadêmica e outras habilidades. A plataforma organiza as ideias, conhecimentos
e planos traçados noBrainstormingemações,
podendo assim ser chamada de uma rede social focada na execução e colaboração.
Ousuáriose transforma em membro de uma equipe
com ideias, projetos e prazos definidos, podendo compartilhar pequenas
anotações com espaço para comentários entre os participantes, definir
prioridades, esforço necessário e até mesmo transformar a ideia em um projeto.
Através
de um feed de notícias, é possível postar textos e links curtir comentários dos
contatos do usuário. Com uma ferramenta chamada Personal Score, é medida a
reputação profissional dos usuários a partir de feedbacks e elogios recebidos,
bem como de finalização de trabalhos dentro do prazo.
Referências:
Disponível em: <http://www.gaiaonline.com/>. Acesso em 09 de junho 2014.
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaia_Online>. Acesso em 09 de junho 2014.
Disponível em: <https://site.moovia.com/>. Acesso em 09 de junho 2014.
Disponível em: <http://softwarelivre.org/portal/noticias/desenvolvedor-do-friendica-ajude-nos-a-salvar-a-web>. Acesso em 09 de junho 2014.
Disponível em: <http://friendica.com/>. Acesso em 09 de junho 2014.
Como a informática normalmente é uma área-meio para a maioria das atividades desenvolvidas atualmente e nossa sociedade está se tornando cada vez mais inclusiva, com a TI não pode ser diferente. Recomenda-se o desenvolvimento de softwares que possam integrar a maioria dos usuários possíveis e adaptando-os as suas limitações, pensando em tecnologias assistidas¹ e baseando-se no fundamento teórico do desenho universal ², conforme recomendação da W3C. Segue uma palestra sobre Acessibilidade Web:
Além disso a W3C Brasil elaborou uma cartilha com recomendações neste sentido. Segue o link: Cartilha Acessibilidade
Referências:
http://acessibilidade.w3c.br/cartilha/fasciculo1/
https://www.youtube.com/watch?v=yFeOdjCU8rU
_______________
1. Tecnologia assistiva é aquela usada por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como é o caso dos programas leitores de tela, dos ampliadores de tela, dos teclados alternativos, entre outros.
2. Desenho Universal: Desenho universal, que é o desenvolvimento de produtos e ambientes para serem usáveis por todas as pessoas, na maior extensão possível, sem a necessidade de adaptação ou desenho especializado. A ideia principal contida no Desenho universal é que o mundo projetado deve se adaptar o melhor possível a todas as pessoas, ao invés de exigir destas um grande esforço de adaptação. Estão de acordo com o Desenho universal, por exemplo, os ambientes que possuem rampas de acesso, banheiros e bebedores adaptados, fraldários, pisos podotáteis, elevadores com áudio e painéis em Braille, etc. outro exemplo são os filmes que possuem audiodescrição, legendas e tradução para LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.