Como a informática normalmente é uma área-meio para a maioria das atividades desenvolvidas atualmente e nossa sociedade está se tornando cada vez mais inclusiva, com a TI não pode ser diferente. Recomenda-se o desenvolvimento de softwares que possam integrar a maioria dos usuários possíveis e adaptando-os as suas limitações, pensando em tecnologias assistidas¹ e baseando-se no fundamento teórico do desenho universal ², conforme recomendação da W3C.
Segue uma palestra sobre Acessibilidade Web:
Segue uma palestra sobre Acessibilidade Web:
Além disso a W3C Brasil elaborou uma cartilha com recomendações neste sentido. Segue o link: Cartilha Acessibilidade
Referências:
http://acessibilidade.w3c.br/cartilha/fasciculo1/
https://www.youtube.com/watch?v=yFeOdjCU8rU
_______________
1. Tecnologia assistiva é aquela usada por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como é o caso dos programas leitores de tela, dos ampliadores de tela, dos teclados alternativos, entre outros.
2. Desenho Universal: Desenho universal, que é o desenvolvimento de produtos e ambientes para serem usáveis por todas as pessoas, na maior extensão possível, sem a necessidade de adaptação ou desenho especializado. A ideia principal contida no Desenho universal é que o mundo projetado deve se adaptar o melhor possível a todas as pessoas, ao invés de exigir destas um grande esforço de adaptação. Estão de acordo com o Desenho universal, por exemplo, os ambientes que possuem rampas de acesso, banheiros e bebedores adaptados, fraldários, pisos podotáteis, elevadores com áudio e painéis em Braille, etc. outro exemplo são os filmes que possuem audiodescrição, legendas e tradução para LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário