segunda-feira, 30 de junho de 2014

Tecnologias do Futuro

Olá pessoal, após várias pesquisas eu tentei resumir ao máximo alguns dos conteúdos que achei de maior relevância só que com uma visão mais centrada para o futuro.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial que nossa planeta passa por inúmeras transformações e dentre elas o setor tecnológico, segundo minha visão, foi o que mais se desenvolveu, pois nos últimos 50 anos já presenciamos várias descobertas e cada ano esta evolução torna-se mais constante. Como a área de Ciência da Computação é uma área "meio" ela funciona como base para que profissionais se especializem em outros ramos, por isso listei algumas das inovações que estão sendo implementadas e que estes profissianais poderão ser bem aproveitados.

Robótica: os robôs já estão entre nós desde os anos 60. Nos próximos anos ganharão mais inteligência e conectividade. Já existem robôs operando em hospitais, fazendo limpeza e organizando estoques. Uma série deles está pronta para auxiliar nos cuidados de doentes e terceira idade. A popularização está prestes a ocorrer e suas fucionalidades aumentam a cada dia, por isso esta área é bem promissora e principalmente para estudantes de Ciência da Computação.

Telepresença: É o futuro da teleconferência.  Salas computadorizadas e cheias de monitores ou robôs de diversos formatos serão os nossos avatares no futuro. Escolas da Coreia e escritórios nos Estados Unidos e Europa começam a testar a possibilidade de ter uma pessoa em mais de um lugar ao mesmo tempo para vigilância básica, ordens simples e tarefas repetitivas. Esta tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos e está chegando como uma tendência próximos anos, dizem os especialistas; uma vez que dará a possibilidade de grandes empresários estarem em lugares de diferentes simutaneamente.

Indústria automobilística: tudo que existe em TI deverá ter os automóveis como destino. Google, Chrysler, Volkswagen e General Motors têm protótipos de carros sem motorista e leis começam a serem aprovadas nos Estados Unidos. Além disso, novos motores e eficiência energética mudarão o carro que conhecemos. Novos programas mais seguros e rentáveis também surgirão para uma melhor adaptação.


Cidades inteligentes: É parte da internet das coisas, mas é tão grande e evidente que ganha poder próprio. Isso porque está ligada com a macrotendência de urbanização extrema da sociedade. Governo e aparato urbano precisarão de TI para controlar a nova vida na metrópole. Vai de inteligência para tráfego e diminuição da burocracia a canais de conversa com os cidadãos. É complexo, mas inevitável e a prova real disso tudo é a cidade de Songdo, na Coréia do Sul, que está representada abaixo. Ela foi baseada nas mais novas tecnologias para ser uma cidade totalmente inteligente e sustentável com capacidade para 75 mil abitantes.




 chips e computadores: Começaremos com o paradigma dos dez nanômetros quebrados, caindo, depois, para os cinco nanômetros. Chips que misturam material orgânico devem baratear custos e criar novos mercados para implantes em humanos. O computador quântico que está representado abaixo já começou a ser usado pela Nasa, apesar de ter apresentado algumas falhas isto já é um grede avnaço para a computação quântica. Além disso temos o grafeno que é o mais provável substituto do silício. Tudo pela miniaturização, poder de processamento e novos usos.


http://www.lanlink.com.br/17-tecnologias-do-futuro-da-ti/
/www.google.com.br/search?q=fotos+de+songdo+cidade+da+coréia+do+sul&espv=2&source=lnms
www.atilabelloquim.com.br.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/cidades-futuro-tecnologia-vencer-transito-seguranca-urbanismo-661248.shtml
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/google_e_nasa_arrematam_computador_quantico_d-wave_dois.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário