Desde o fim da Segunda Guerra Mundial que nossa planeta passa por inúmeras transformações e dentre elas o setor tecnológico, segundo minha visão, foi o que mais se desenvolveu, pois nos últimos 50 anos já presenciamos várias descobertas e cada ano esta evolução torna-se mais constante. Como a área de Ciência da Computação é uma área "meio" ela funciona como base para que profissionais se especializem em outros ramos, por isso listei algumas das inovações que estão sendo implementadas e que estes profissianais poderão ser bem aproveitados.
Robótica: os robôs já estão entre nós desde os anos 60. Nos próximos anos ganharão mais inteligência e conectividade. Já existem robôs operando em hospitais, fazendo limpeza e organizando estoques. Uma série deles está pronta para auxiliar nos cuidados de doentes e terceira idade. A popularização está prestes a ocorrer e suas fucionalidades aumentam a cada dia, por isso esta área é bem promissora e principalmente para estudantes de Ciência da Computação.
Telepresença: É o futuro da teleconferência. Salas computadorizadas e cheias de monitores ou robôs de diversos formatos serão os nossos avatares no futuro. Escolas da Coreia e escritórios nos Estados Unidos e Europa começam a testar a possibilidade de ter uma pessoa em mais de um lugar ao mesmo tempo para vigilância básica, ordens simples e tarefas repetitivas. Esta tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos e está chegando como uma tendência próximos anos, dizem os especialistas; uma vez que dará a possibilidade de grandes empresários estarem em lugares de diferentes simutaneamente.
Indústria automobilística: tudo que existe em TI deverá ter os automóveis como destino. Google, Chrysler, Volkswagen e General Motors têm protótipos de carros sem motorista e leis começam a serem aprovadas nos Estados Unidos. Além disso, novos motores e eficiência energética mudarão o carro que conhecemos. Novos programas mais seguros e rentáveis também surgirão para uma melhor adaptação.
Cidades inteligentes: É parte da internet das coisas, mas é tão grande e evidente que ganha poder próprio. Isso porque está ligada com a macrotendência de urbanização extrema da sociedade. Governo e aparato urbano precisarão de TI para controlar a nova vida na metrópole. Vai de inteligência para tráfego e diminuição da burocracia a canais de conversa com os cidadãos. É complexo, mas inevitável e a prova real disso tudo é a cidade de Songdo, na Coréia do Sul, que está representada abaixo. Ela foi baseada nas mais novas tecnologias para ser uma cidade totalmente inteligente e sustentável com capacidade para 75 mil abitantes.
chips e computadores: Começaremos com o paradigma dos dez nanômetros quebrados, caindo, depois, para os cinco nanômetros. Chips que misturam material orgânico devem baratear custos e criar novos mercados para implantes em humanos. O computador quântico que está representado abaixo já começou a ser usado pela Nasa, apesar de ter apresentado algumas falhas isto já é um grede avnaço para a computação quântica. Além disso temos o grafeno que é o mais provável substituto do silício. Tudo pela miniaturização, poder de processamento e novos usos.
http://www.lanlink.com.br/17-tecnologias-do-futuro-da-ti/
/www.google.com.br/search?q=fotos+de+songdo+cidade+da+coréia+do+sul&espv=2&source=lnms
www.atilabelloquim.com.br.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/cidades-futuro-tecnologia-vencer-transito-seguranca-urbanismo-661248.shtml
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/google_e_nasa_arrematam_computador_quantico_d-wave_dois.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário