domingo, 18 de maio de 2014

Casos de Plágio no Mundo da Tecnologia

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

             O que é plágio?

             
             Segundo a Wikipédia: "O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original."
             

             O plágio na indústria de TI


             Quando pensamos em plágio na indústria de TI, a primeira coisa que vem em nossas mentes são os produtos de origem chinesa, os chamados xing-ling. Porém, as vezes, o que eles fazem serve para analisar tendências de produtos, como você pode ver aqui.
             Mas, nem sempre são as empresas chinesas que fazem isso. Quase todas as grandes empresas de TI, estão ou estiveram envolvidas em disputas judiciais por quebra de patentes. E, esse cenário é ainda mais agravado, pela falta de critério do escritório de patentes dos Estados Unidos e de outros países que acabam concedendo patentes como essa aqui que na semana passada foi dada a Amazon.
             Abaixo trazemos alguns dos casos mais famosos de brigas por roubo de tecnologia:

           

             1. O caso do Macintosh OS

               
             Um caso bem famoso, chegando a ser retratado até em filmes, é o do "roubo" do sistema operacional gráfico e do conceito de mouse da Xerox pela Apple.
             Na década de 70, Steve Jobs e sua equipe de engenheiros, em troca de alguns favores, conseguiu entrar nas instalações dos laboratórios da Xerox e lá eles tiveram contato com essas tecnologias. Algum tempo depois, a Apple apresentava ao mundo o Macintosh (o primeiro computador com uma interface gráfica e mouse). Apesar de ter sido, claramente, "baseado" em suas tecnologias a Xerox nunca acionou a justiça.

             2. O caso do Windows


             No início da década de 80, a Microsoft era uma pequena empresa desenvolvedora de software que prestava serviços a Apple. Porém, durante esse período, ao mesmo tempo que trabalhava com a Apple também estavam a copiar as suas tecnologia (já copiadas). E, o resultado disso foi a criação do primeiro Windows e de uma disputa judicial que durou até aproximadamente 1997.

             3. Mark Zuckerberg x Irmãos Winklevoss

            
             Durante o seu tempo como aluno em Harvard, Mark Zuckerberg hackeou os servidores da universidade e criou o Facemash em apenas um dia. Isso lhe conferiu o status de celebridade em todo o campus. Os irmãos Cameron e Tyler Winklevoss neste mesmo período estavam a procura de alguém para desenvolver uma rede social acadêmica que eles haviam concebido. Então, eles contrataram Mark para o serviço, mas se esqueceram do principal: redigir um contrato. Zuckerberg de posse das ideias deles criou o TheFacebook. Mais tarde, apenas Facebook. Logo depois, os irmãos Winklevoss entraram na justiça contra Mark Zuckerberg. Esta disputa dura até hoje.

             4. Apple x Samsung


             Enfim, o que talvez seja a maior disputa entre empresas de tecnologia. Em meados de 2007, a Samsung era uma empresa pouco conhecida que vendia vários tipos de equipamentos eletrônicos e fornecia peças para outras empresas de tecnologia do mundo todo, inclusive a Apple. Nesse ano a Apple lança o primeiro iPhone. Pouco tempo depois, a Samsung apresenta o primeiro Galaxy S com aparência e funcionalidades obviamente "inspiradas" no aparelho da Apple. Desde então, elas travam uma verdadeira guerra de patentes no mundo todo, sem previsão para término.

Nenhum comentário:

Postar um comentário