segunda-feira, 12 de maio de 2014

Redes Sociais X Segurança da Informação

A Saga do Facebook e seus Concorrentes
O Facebook surge em meio a uma história de dinheiro, sexo, traição e genialidade como conta "Ben Mezrich, escritor americano, autor de "Bilionários por Acaso". tal rede é fruto do trabalho de 4 amigos que estudavam na  Universidade Harvard (EUA) e que teve como o seu principal mentor Mak Zuckerberg. A princípio era uma rede fechada e para alguns privilegiados como os estudantes de Harvard, contudo, logo espalhou-se para outras universidades e em 2007 ela já ultrapassava a maior rede social do momento (MySpace). Em 2004 existiam por volta de 800 milhões de pessoas acessando a web, sendo que, destas apenas 1.500 eram usuárias do Facebook, entretanto na atualidade já são mais de 1,2 bilhões de usuários em todo o mundo.

O universo internet e o planeta Facebook



Contudo, com a chegada do sistema android e dos aplicativos de "mensagens instantâneas" o Facebook ver suas ações reduzirem à metade, entremetes a maior rede social do mundo logo se recuperou obtendo um faturamento em torno de 1,5 bilhões de dólares só em 2013. Tal retomada só ocorreu por causa do desenvolvimento de novos apps que promoveram a interação com o novo sistema.

Outro ponto importantíssimo é discutirmos sobre a visão do Face para o futuro, pois existem superstições que tal rede planeja impetrar um sistema para que os seus usuários já acessem a internet por meio de sua própria rede. Entretanto, sabemos que tal feito não será algo fácil de conseguir, No entanto, a empresa de Zuckerberg tem capital para contratar os novos gênios da computação a cada instante.


Referências: http://veja.abril.com.br/reportagens-especiais/10-anos-facebook/
                       http://www.proxxima.com.br/home/mobile/2013/06/21/WhatsApp-chega-aos-250-milhoes-de-                    usuarios-assustando-operadoras-e-companhias.html


Segurança e Redes Sociais 
Quando falamos em redes sociais devemos a princípio imaginar uma coisa voltada para o "público", ou seja, uma ferramenta diretamente dirigida à integração das pessoas, sejam em pequenos ou grandes grupos. Por isso quando postamos algo em uma rede social, ou seja, Arquivo, foto ou vídeo devemos ter o máximo de cuidado possível, porque por mais que você só disponibilize um documento como uma foto (por exemplo) a um amigo íntimo ou do seu circulo, este por sua pode não ter o mesmo cuidado e responsabilidade que você disponibilizando assim suas informações para o público.
Portanto, podemos concluir que os princípios da confidencialidade, integridade e disponibilidade que têm como foco principal a segurança da informação não estão contidos nas redes sociais como, FACEBOOK, Orkut, Twitter, Myspace, etc. 

Referências: http://www.ferramentasblog.com/2012/10/como-garantir-sua-privacidade-no-facebook.html                        http://www.ferramentasblog.com/2014/04/entendendo-o-marco-civil-da-internet-pl-2126-                           2011.html

A Lei do Marco Civil da internet
O projeto de lei (PL 2126/2011) teve seu texto sancionado em 23/04/2014 pela presidenta Dilma Rousseff. Esse evento teve a ilustre presença do fundador da internet Tim Bernes-Lee que deu total apoio à e discorreu sobre os benefícios que ela trará como, por exemplo: a formação do cidadão e desenvolvimento da sociedade. Ele impetrou também a importância dessa lei, pois apesar de ser apenas o começo, isso já introduz demonstrações claras de que a web não pode ser controlada ou dominada de forma unilateral,  mas sim pelo multilateralismo. 
Essa lei traz em seu rol um conjunto de diretrizes, princípios e direitos que estão subdivididos em 5 capítulos.  Ela também traz um assunto que tem sido muito discutido nos últimos, na verdade é nada mais nada menos que  um princípio a "neutralidade", pois este se sustenta sobre uma base isonômica e impessoal, ou seja, que todos os consumidores sejam tratados de maneira igualitária em relação aos meios digitais. Faz-se de extrema importância lembrar ainda que a lei deixa bem claro que só por  ordem judicial é que será restringido o direito à inviolabilidade dos pacotes de informações que tramitam na web.


Referências: http://www.ferramentasblog.com/2014/04/entendendo-o-marco-civil-da-internet-pl-2126-                            2011.html
                   http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-o-planalto/discursos/discursos-da-presidenta/discurso-                    da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-durante-cerimonia-de-abertura-do-encontro-global-                    multissetorial-sobre-o-futuro-da-governanca-da-internet-net-mundial-sao-paulo-sp
                         http://blog.planalto.gov.br/dilma-sanciona-o-marco-civil-da-internet/



Nenhum comentário:

Postar um comentário