Ato ou efeito de plagiar; apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem.
Em outras palavras é tudo aquilo que você deveria ter pego apenas como base para sua pesquisa, contudo acabou meio que sem querer copiando tudo aquilo que tinha naquele livro e/ou site, e ainda por cima esqueceu de referenciar o autor daquele texto.
Mas será que o plagio acontece somente com textos e trabalhos acadêmicos?
é claro que não. Acontece também com musicas,obras de arte,programas de software, entre outros.
Com o advento da internet essa questão aumentou consideravelmente, pois há uma grande leva de informações de fácil acesso. Não que o plagio já não existisse, muito pelo contrario, desde pequenos as crianças fazem copia do trabalho dos colegas sem saber que aquilo não pode(só uma vez né? ninguém vai perceber) e isso continua até chegar na faculdade e a pessoa tem que cair na real e ver que se fizer o que fazia antes na escola poderá sofrer consequências drásticas.
Há e quais as consequências previstas na lei para quem pratica ou faz o uso do plagio?
De acordo com o código penal:
Art. 184“Violar direitos do autor e os que lhe são conexos.”
Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
Art. 299
Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.
Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.
E no meio acadêmico também é da mesma forma ou não?
Bem se verificarem que você plagiou algum trabalho, artigo e/ou TCC de alguém sem ter feito a devida citação ou referência do autor do texto de que lhe serviu de base para seu trabalho, além de ser processado por violação dos direitos autorais, você irá ter seu nome sujo no meio acadêmico e perder sua vaga na faculdade.
Referencias:
http://bibliotecasdauel.blogspot.com.br/2013/06/a-questao-do-plagio.html
http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11057
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/viewFile/2318/1903
Nenhum comentário:
Postar um comentário