segunda-feira, 30 de junho de 2014

A ciência, os softwares e as pessoas


Então pessoal, dentro da temática de pessoas e computação a gente pode perceber como os softwares em seus vários desdobramentos vem nos ajudando a  realizar diversas tarefas, na comunicação, para divertir, desenvolver o raciocínio lógico entre várias outras  coisas, dentre elas para o estudo.Pensando nisto resolvi listar alguns softwares  que podem auxiliar na aprendizagem e na acessibilidade a internet:



Software Para Aprendizagem


Mais do que para entretenimento a internet e todo nosso aparato tecnológico servem para o nosso aprendizado, os citados abaixo podem nos auxiliar na matemática:

 1  “O MyMathlab (MML) é um software interativo de nivelamento do conhecimento em Matemática, dirigido aos estudantes universitários, disponível  para acesso em um provedor de Internet mediante uso de login e senha. As tarefas e exercícios práticos estão relacionados a um livro texto virtual.[...]. O software engloba conteúdos de álgebra, teoria e equação das desigualdades, funções trigonométricas, geometria analítica, funções, cálculo, princípios de álgebra linear e probabilidade, entre outros.”








 2.  MAPLE : sistema matemático simbólico interativo, possuindo recursos extraordinários para resolver questões como cálculo algébrico, interpretação de conceitos, visualização gráfica, modelagem de problemas, etc. O MAPLE é uma ferramenta poderosa que serve não somente para testar os conhecimentos de Cálculo I, como também abrange muitas áreas da Matemática.





Software na área da Saúde


Auxiliam na compensação de alguma deficiência

 1 O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas com deficiência visual utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho, apesar de "antigo" ainda é bastante utilizado.




 2  Jaws - Considerado atualmente o leitor de tela mais popular do mundo, o Jaws for Windows da norte-americana Freedom Scientific possui um software de sintetizador de voz que utiliza a própria placa de som do computador. O Jaws roda em diversos idiomas, inclusive em português. O programa tem a capacidade de ler certos recursos de páginas de internet que outros programas do gênero não têm.

Existem diversos outros softwares que nos auxiliam diariamente, se tiver mais sugestões podem deixar nos comentários.


Referências:

Disponível em: < http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/>. Acesso em 30 de junho de 2014.
Disponível em:<http://saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=6576>.Acesso em 30 de junho de 2014.
Disponível em:<http://www.maplesoft.com/>.Acesso em 30 de junho de 2014.
Disponível em:<http://mmlglobal.pearsoncmg.com/brasil/features.html>.Acesso em 30 de junho de 2014.


Disponível  em:<http://www.sinprosp.org.br/congresso_matematica/
revendo/dados/files/textos/Sessoes/O%20SOFTWARE%20MYMATHLAB%20E%20O%20ENSINO%20DE%20C%C3%81LCULO.pdfl>.Acesso em 30 de junho de 2014.
Disponível em:<http://saci.org.br/?modulo=akemi&parametro=6576l>.Acesso em 30 de junho de 2014.

Tecnologias do Futuro

Olá pessoal, após várias pesquisas eu tentei resumir ao máximo alguns dos conteúdos que achei de maior relevância só que com uma visão mais centrada para o futuro.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial que nossa planeta passa por inúmeras transformações e dentre elas o setor tecnológico, segundo minha visão, foi o que mais se desenvolveu, pois nos últimos 50 anos já presenciamos várias descobertas e cada ano esta evolução torna-se mais constante. Como a área de Ciência da Computação é uma área "meio" ela funciona como base para que profissionais se especializem em outros ramos, por isso listei algumas das inovações que estão sendo implementadas e que estes profissianais poderão ser bem aproveitados.

Robótica: os robôs já estão entre nós desde os anos 60. Nos próximos anos ganharão mais inteligência e conectividade. Já existem robôs operando em hospitais, fazendo limpeza e organizando estoques. Uma série deles está pronta para auxiliar nos cuidados de doentes e terceira idade. A popularização está prestes a ocorrer e suas fucionalidades aumentam a cada dia, por isso esta área é bem promissora e principalmente para estudantes de Ciência da Computação.

Telepresença: É o futuro da teleconferência.  Salas computadorizadas e cheias de monitores ou robôs de diversos formatos serão os nossos avatares no futuro. Escolas da Coreia e escritórios nos Estados Unidos e Europa começam a testar a possibilidade de ter uma pessoa em mais de um lugar ao mesmo tempo para vigilância básica, ordens simples e tarefas repetitivas. Esta tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos e está chegando como uma tendência próximos anos, dizem os especialistas; uma vez que dará a possibilidade de grandes empresários estarem em lugares de diferentes simutaneamente.

Indústria automobilística: tudo que existe em TI deverá ter os automóveis como destino. Google, Chrysler, Volkswagen e General Motors têm protótipos de carros sem motorista e leis começam a serem aprovadas nos Estados Unidos. Além disso, novos motores e eficiência energética mudarão o carro que conhecemos. Novos programas mais seguros e rentáveis também surgirão para uma melhor adaptação.


Cidades inteligentes: É parte da internet das coisas, mas é tão grande e evidente que ganha poder próprio. Isso porque está ligada com a macrotendência de urbanização extrema da sociedade. Governo e aparato urbano precisarão de TI para controlar a nova vida na metrópole. Vai de inteligência para tráfego e diminuição da burocracia a canais de conversa com os cidadãos. É complexo, mas inevitável e a prova real disso tudo é a cidade de Songdo, na Coréia do Sul, que está representada abaixo. Ela foi baseada nas mais novas tecnologias para ser uma cidade totalmente inteligente e sustentável com capacidade para 75 mil abitantes.




 chips e computadores: Começaremos com o paradigma dos dez nanômetros quebrados, caindo, depois, para os cinco nanômetros. Chips que misturam material orgânico devem baratear custos e criar novos mercados para implantes em humanos. O computador quântico que está representado abaixo já começou a ser usado pela Nasa, apesar de ter apresentado algumas falhas isto já é um grede avnaço para a computação quântica. Além disso temos o grafeno que é o mais provável substituto do silício. Tudo pela miniaturização, poder de processamento e novos usos.


http://www.lanlink.com.br/17-tecnologias-do-futuro-da-ti/
/www.google.com.br/search?q=fotos+de+songdo+cidade+da+coréia+do+sul&espv=2&source=lnms
www.atilabelloquim.com.br.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/cidades-futuro-tecnologia-vencer-transito-seguranca-urbanismo-661248.shtml
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/google_e_nasa_arrematam_computador_quantico_d-wave_dois.html





sexta-feira, 27 de junho de 2014

Futuro e Tecnologia na vida das pessoas

O Futuro das Redes Sociais


As várias formas de visualizar o mundo digital


as duas maiores redes sociais do mundo foram ao ar em 2004 e hoje após uma década ter se passado o Okut não obteve tanto exito, pois essa rede social não promovia uma interação mundial quanto o Facebook.
Após 10 anos o Facebook segue como líder mundial e as expectativas são ainda maiores, uma vez que, as pessoas ficam cada vez mais conectadas.
Outro ponto importante em tratarmos aqui é a forma como assas e várias outras mídias estão afetando a sociedade como um todo? quais são os pontos positivos é negativos para o futuro da humanidade? como aproveitar essas tecnologias sem que fiquemos totalmente subordinados a ela?
Bem, em primeiro lugar não podemos esquecer da agilidade e praticidade que elas nos propõem quando precisamos dar uma notícia ou mesmo conversar sobre qualquer assunto com outras pessoas que estão muito distantes ou próximas de você. Além disso, rede social não é só para conversa, pois a cada dia mais e mais aplicativos são desenvolvidos e muitos deles estão sincronizados a ela promovendo uma interligação simultânea. contudo, é nesse cenário que nasce a nova forma de comércio e que vêm crescendo a cada dia, pois como um em cada quatro cidadãos no está conectado a alguma rede social as grandes e pequenas empresas oproveitam-se dessa ferramenta para induzi-las ao consumo de seus mais novos produtos e segundo pesquisas essas mídias tem sido foco principal de muitas organizações, tendo em vista que os produtos ficam mais em conta por causa da redução de gastos com transportes, aluguel, funcionários, etc.
Portanto, esse tipo de Marketing é o mais promissor para os próximos anos porque poderemos fazer tudo o quanto quisermos bastando apenas está conectado. Porém nem tudo é só satisfação sabendo que por mais controladas que sejam não serão 100% seguras.
Outro fator de conflito é saber como as pessoas irão reagir a tudo isso, pois hoje muitos jovens e até mesmo adultos já vivem completamente em um mundo virtual. A cada dia que passa o contato físico ou pessoal entre essas pessoas se tornam mais difíceis e raros e isso é a parte negativa dessa tecnologia porque as pessoas acabam se isolando cada vez mais em seu mundo virtual e acaba esquecendo completamente do real.

http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/um-futuro-cada-vez-mais-social-mas-com-privacidade-de-menos-11281168
http://revistavaidape.com.br/2013/11/12/sociedade-do-futuro/

Educa Tube: Cinco anos mudaram tudo: o impacto das TIC no mund...

Educa Tube: Cinco anos mudaram tudo: o impacto das TIC no mund...: O vídeo acima, Cinco anos mudaram tudo , encontrei visitando o portal e-Professor e a guia Web TV e é um ótimo material para refletir s...

segunda-feira, 23 de junho de 2014

As mídias e redes sociais na vida dos jovens: ajudam ou atrapalham?






para começar vou por uma pequena definição e diferença de redes sociais e mídias sociais  feita por um especialista chamado Telles
  
" as redes sociais são ambientes com foco em reunir pessoas e    há interação entre seus membros, enquanto que as mídias sociais,   por mais que permita uma interação social, seu foco é na criação colaborativa de conteúdo e compartilhamento de informações nos diversos formatos (textos, vídeos, fotos, etc), independentemente de gerar relacionamento. Portanto, as redes sociais estão inseridas nas mídias sociais. Podemos caracterizar como redes sociais o Facebook, Google Plus, MySpace, Linkedin, dentre outros, e como mídias sociais, o Twitter, Youtube, SlideShare, Flickr, e outras."


   Para muitos pais e pessoas mais idosas que não conhecem muito sobre o assunto as redes on-line só atrapalham na aprendizagem das pessoas. Contudo não é bem assim...
   As redes sociais ensinam os jovens importantes situações do mundo real. Por exemplo, a noção de “rede de contatos” que  é exercitada por meio de comunidades como Facebook e isso pode ajudar o jovem ao longo de sua vida. Ser capaz de criar redes de contato sólidas é extremamente importante para o desenvolvimento tanto pessoal, como profissional e acadêmico. O mundo de hoje esta rodeado de tecnologias e dominar o conhecimento sobre elas é muito importante.
   Com as mídias sociais  os jovens também se comunicam com mais facilidade com seus amigos,familiares,colegas de escola, etc. A partir delas também temos como conhecer novas pessoas,sejam elas de  outro bairro,cidade,estado ou ate mesmo de outro pais.
 Os jovens incluídos nesses meios sociais procuram por pessoas que tenham os mesmos gostos musicais,tipos de filmes,características básicas que fazem com que uns gostem dos outros. E a partir dai muitas acabam se encontrando pessoalmente e muitos acabam namorando a partir disto.

As mídias sociais também tem inovado muito para poder ajudar as pessoas nos estudos para qualquer tipo de prova. um bom exemplo disto são alguns aplicativos, em particular só conheço os do facebook contudo sei que existem vários outros, que me ajudaram a estudar para o vestibular como o appProva(aplicativo que contém vários simulados de provas,video aulas e assuntos variados.Outro otimo site para estudos é o http://www.adaptativa.com.br/ , nele encontramos além de assuntos para leitura ao final das aulas tem questionários para saber se você realmente entendeu o que viu e/ou leu. entre vários outros sites que estão ai para nos ajudar.
 Podemos encontrar esses tipos de coisas também em sites como o youtube,a própria Wikipedia também é um bom exemplo de site que contem das mais variadas informações.
 Então para aqueles que acham que as mídias somente atrapalham...pode até ser, quando você deixa de estudar quando se deve, para ficar apenas jogando e/ou conversando com as pessoas nas redes sociais.


O poder das mídias/redes sociais


Antes de qualquer coisa, as vezes nos confundimos com as terminologias segundo Maurício S. Jr¹  usamos ” redes sociais” quando normalmente estamos falando das ” mídias”, já que redes sociais são relacionamentos que podemos ter pessoalmente inclusive e na atualidade é muito popular estes relacionamentos serem feitos pela internet, pelas mídias sociais.
Pois bem, quem não se lembra de uma grande demonstração do poder das redes e das mídias sociais, no ano passado? As manifestações de Junho de 2013 foram um dos maiores exemplos de como as pessoas podem se unir em prol de um objetivo em comum (apesar de não ser muito claro neste caso) estas pessoas que foram as ruas se comunicavam através das mídias sociais e causou espanto o volume de pessoas dispostas a pressionar o governo pelos iniciais 0,20 centavos tendo êxito em algumas cidades. Então o que se pode tirar de tudo isto é que temos grandes ferramentas de transformação social em nossas mãos e fatalmente usamos para fins banais, tudo bem que é legal as fotos das festas com a galera  ou qualquer coisa do tipo, mas não vemos o mesmo empenho em curtir/compartilhar/postar  algo para reivindicar algum direito que é nosso!



Por exemplo sabiam que podemos fazer uma proposta de lei federal  por Iniciativa Popular? porém o legislador colocou umas regrinhas, entre elas: ser eleitor ; apresentar a proposta para câmara dos deputados  com assinatura de 1% do eleitorado nacional; distribuído por no mínimo em 5 estados  e com não  menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles. Em se tratando de tempos sem internet era a certeza de que isto nunca poderia ser posto em prática, hoje em dia é difícil mas aí voltamos as tais mídias, o que torna um pouco mais viável esta possibilidade.

Em outras palavras, para transformar a sociedade que tanto criticamos basta prestar um pouco mais de atenção em notícias que sejam relevantes para o desenvolvimento social buscar por sites como portal da transparência, ao invés de marcar um rolezinho nos shoppings podemos marcar um para a câmara de vereadores ou assembleia legislativa para exigir maior atenção às questões tecnológicas no estado, cobrar leis enfim, fiscalizar é a palavra! talvez nem eu ou vocês administraríamos muito bem uma enorme quantia de dinheiro de desconhecidos que não se importam com o que você vai fazer dele. Esperar outubro pra que nasça um Messias que resolva todos os problemas não é a solução, independente de preferencias políticas é preciso estar atento e se for preciso nos manifestar, cobrar pois temos a web para nos unir, a mudança está ao alcance dos dedos, caso contrário seguiremos xingando muito no twitter e sempre  muito #chatiados.


Alguns links que possam interessar:

  • Lei 5.281 de 2004 Dispõe sobre o Sistema Estadual de Tecnologia da Informação e de Comunicações de Sergipe e sobre o Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e de Comunicações de Sergipe
          http://www.al.se.gov.br/Detalhe_Lei.asp?Numerolei=3873


  • Câmara Municipal de Aracaju: 
          http://www.cmaju.se.gov.br/

  • Fapitec
         http://www.fapitec.se.gov.br/



Referências:

*¹< http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/o-poder-das-redes-sociais/>. Acesso em 22 de junho 2014.
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em 22 de junho 2014.
<http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=3918>. Acesso em  22 de junho 2014.





sexta-feira, 13 de junho de 2014

Sexta-feira 13 e uma dose de Mistério



Como é de costume a sexta-feira 13 sempre é cercada de histórias de terror ou mistério pensando nisso, lembrei-me de uma  história ... como diria Shakespeare: ...“cabulosinha” rsrs sobre um certo viajante do tempo: John Titor (já ouviram falar dele?), pois bem aos que ainda não conhecem a história desse suposto viajante do tempo começa aparecer por volta do ano 2000, quando esta estranha figura participa de um fórum o: ArtBell  e começa a falar que é um viajante do tempo (obviamente ninguém acredita) que veio do ano de 2036 mas a medida que ele começa a dar detalhes sobre as suas passagens no tempo começa a causar uma certa duvida e há quem diga que ele realmente existiu/existe/existirá.

Vamos as provas:

1- A própria conversa no fórum existiu e este usuário John Titor, nome possivelmente falso para proteger sua identidade, trocou várias mensagens com outros usuários que informava  sobre sua missão e como ele atuou em anos anteriores também, principalmente nos anos 60 a 80. Em 2001 este usuário simplesmente desapareceu e ninguém conseguiu rastrear seu IP ou qualquer coisa semelhante. (Ou ele realmente existiu ou é um bom hacker).



Símbolo do Exército dos EUA em 2036
2-O sumiço do computador:  John, em uma de suas conversas afirmou que trabalhava pro exercito norte-americano (falou em teoria da conspiração tinha que ter USA no meio) e que tinha a missão de recolher objetos que acabaram se perdendo com o tempo e no futuro precisava decodificar coisas que só poderiam ser feitas com esses itens do passado, a exemplo de um código em  linguagem antiga que só poderia ser lida por uma máquina da época, por isso John resgatou em 1975 uma máquina da IBM , a 5100.

A medida que John passou a ficar conhecido realmente foram verificar com funcionários que trabalhavam a muitos anos na IBM sobre a existência desse computador e para o espanto realmente essa máquina lia várias linguagens antigas mas estava encostada e em dado momento  um exemplar sumiu sem que  ninguém da empresa saiba explicar.


IBM 5100


3. A Nave:  Titor contou que sua nave/máquina do tempo ainda não está muito bem desenvolvida e por isso ainda é perigoso viajar no tempo, principalmente porque muita coisa foi destruída com a guerra e a vida de 2036 por incrível que pareça tendeu-se  mais para o campo mas postou fotos de um manual explicando em partes como ela funciona:








 DO C204 Gravity Distortion Time Displacement Unit( o nome da Nave), apenas alguns detalhes foram fornecidos. Sabemos que se trata de uma máquina complexa acoplada em um carro que envolve campos magnéticos, baterias, zonas de raios X e conceitos eletrônicos avançados.  Além de conseguir ir tanto para o futuro ( o que em tese é mais fácil e gastaria muito menos energia,sendo mais viável do que para o passado) como para o passado e pelo que se entende criam-se realidades paralelas já que interferindo no passado o futuro também e alterado.


4- As previsões:  O viajante 0 (John ) comentou indiretamente sobre as torres gêmeas
de NY como "prédios que existiam em NY" isto no ano 2000 e afirmou que em 2015 haverá a terceira guerra mundial que dizimaria vários estados dos USA, tudo isso provocado por mísseis russos. Envolvidos nesta Guerra também estariam a China e a Europa.
Além disso, ele alerta que alguns eventos descritos por ele podem não acontecer. Essa concepção clássica da ciência diz que, ao viajar para o passado e alertar a humanidade, Titor criou duas linhas do tempo, sendo uma delas a original (vivida por Titor) e a outra paralela (criada após a viagem no tempo). 
Talvez ele nos revelou isso para evitar uma Guerra em 2015?

Veja um resumo curioso sobre a aparição do Viajante 0:



Conta-se ainda que John não seria o único viajante no tempo, em 2003 o FBI prendeu um homem,Andrew Carlssin, de 44 anos, pois ele derrubou a bolsa quando investiu 800 dólares e obteve 350 milhões de lucro em pouquíssimo tempo. A alegação do mesmo é que era  um viajante do ano 2256 e por isso sabia exatamente onde investir. 

Confira a história:


Com a tecnologia e conhecimentos atuais sabemos que dificilmente haveria uma máquina do tempo, quem sabe no futuro né?


Referências:

<http://www.johntitorworld.com/>
<http://www.youtube.com/watch?v=W_FCxAL07Ng>
<https://www.youtube.com/watch?v=Csgh0TiCAww>



segunda-feira, 9 de junho de 2014

Redes Sociais Alternativas

Para quem está cansado do tradicional facebook, existem outras redes sociais que parecem  interessantes e específicas a exemplo de:




- Gaia Online (em inglês): esta é uma rede social voltada para games, originalmente voltada para animes, fundada em 2003, virou um site baseado em fóruns com mais de 1 milhão de posts por dia e visitado por 7 milhões de usuários por mês.



Friendica: É a plataforma principal de um consórcio mundial de desenvolvedores que criam plataformas sociais descentralizadas e tecnologia para a vinda do mundo pós-facebook. Pense WordPress ou Drupal, mas para social. É uma plataforma madura, com mais de dois anos de desenvolvimento por trás dele, e oferece uma ampla gama de conectores para ambos legado e as redes sociais independentes. Ela integra ainda os contatos a partir do Facebook, Diaspora, Twitter, StatusNet, pump.io, weblogs e RSS feeds - e até mesmo e-mail,  prometendo ainda ser mais preocupada com a segurança dos dados de seus membros do que o facebook além de ser um software de código aberto.
Segundo eles:” Nenhum outro projeto já reuniu o universo social em um único fluxo federado para este grau. Fomos pioneiros na tecnologia inovadora, como álbuns de fotos descentralizada, com controles de privacidade de trabalho e cross-site. Nem mesmo o Facebook vai proteger as suas fotos privadas de "fuskers" ( realmente assustador). Se você postar uma foto no Friendica privado, é privado.”. Adverte ainda que em virtude do seu progressivo sucesso algumas redes sociais estão tentando restringir a integração entre elas. Também em inglês com guias em alemão e espanhol.




-Moovia:  é uma rede social corporativa privada, criada no Brasil no início de 2012, sendo destinada a empresas e equipes profissionais em geral.
O acesso é gratuito e relacionado às outras plataformas de relacionamento, como o Facebook, Google+, Twitter e LinkedIn. O usuário cria um perfil que inclui experiências profissionais, formação acadêmica e outras habilidades. A plataforma organiza as ideias, conhecimentos e planos traçados no Brainstorming em ações, podendo assim ser chamada de uma rede social focada na execução e colaboração.
O usuário se transforma em membro de uma equipe com ideias, projetos e prazos definidos, podendo compartilhar pequenas anotações com espaço para comentários entre os participantes, definir prioridades, esforço necessário e até mesmo transformar a ideia em um projeto.
Através de um feed de notícias, é possível postar textos e links curtir comentários dos contatos do usuário. Com uma ferramenta chamada Personal Score, é medida a reputação profissional dos usuários a partir de feedbacks e elogios recebidos, bem como de finalização de trabalhos dentro do prazo.


Referências:

Disponível em: <http://www.gaiaonline.com/>. Acesso em 09 de junho 2014.
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaia_Online>. Acesso em 09 de junho 2014.
Disponível em: <https://site.moovia.com/>. Acesso em 09 de junho 2014.
Disponível em: <http://softwarelivre.org/portal/noticias/desenvolvedor-do-friendica-ajude-nos-a-salvar-a-web>. Acesso em 09 de junho 2014.
Disponível em: <http://friendica.com/>. Acesso em 09 de junho 2014.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Acessibilidade na Web

Como a informática normalmente é uma área-meio para a maioria das atividades desenvolvidas atualmente e nossa sociedade está se tornando cada vez mais inclusiva, com a TI não pode ser diferente. Recomenda-se o desenvolvimento de softwares que possam integrar a maioria dos usuários possíveis e adaptando-os as suas limitações, pensando em tecnologias assistidas¹ e baseando-se no fundamento teórico do desenho universal ², conforme recomendação da W3C.

Segue uma palestra sobre Acessibilidade Web:




Além disso a W3C Brasil elaborou uma cartilha com recomendações neste sentido. Segue o link: Cartilha Acessibilidade


Referências:
http://acessibilidade.w3c.br/cartilha/fasciculo1/
https://www.youtube.com/watch?v=yFeOdjCU8rU

_______________
1. Tecnologia assistiva é aquela usada por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como é o caso dos programas leitores de tela, dos ampliadores de tela, dos teclados alternativos, entre outros.

2. Desenho UniversalDesenho universal, que é o desenvolvimento de produtos e ambientes para serem usáveis por todas as pessoas, na maior extensão possível, sem a necessidade de adaptação ou desenho especializado. A ideia principal contida no Desenho universal é que o mundo projetado deve se adaptar o melhor possível a todas as pessoas, ao invés de exigir destas um grande esforço de adaptação. Estão de acordo com o Desenho universal, por exemplo, os ambientes que possuem rampas de acesso, banheiros e bebedores adaptados, fraldários, pisos podotáteis, elevadores com áudio e painéis em Braille, etc. outro exemplo são os filmes que possuem audiodescrição, legendas e tradução para LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

domingo, 25 de maio de 2014

Entrevista com Steve Jobs e Bill Gates


Uma das raras vezes em que estavam juntos Steve Jobs e Bill Gates, contando as respectivas trajetórias
no ramo da informática, ressaltando que em dado momento já houve um software da microsoft no computador da Apple, uma forçada parceria, o então recente lançamento do Iphone e as perspectivas de desenvolvimento para era pós-pc, computação nas nuvens, tudo isso numa grande entrevista dada em 1997.



 Vale a pena assistir:







Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=hh1rVsYtQMA

domingo, 18 de maio de 2014

Casos de Plágio no Mundo da Tecnologia

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

             O que é plágio?

             
             Segundo a Wikipédia: "O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original."
             

             O plágio na indústria de TI


             Quando pensamos em plágio na indústria de TI, a primeira coisa que vem em nossas mentes são os produtos de origem chinesa, os chamados xing-ling. Porém, as vezes, o que eles fazem serve para analisar tendências de produtos, como você pode ver aqui.
             Mas, nem sempre são as empresas chinesas que fazem isso. Quase todas as grandes empresas de TI, estão ou estiveram envolvidas em disputas judiciais por quebra de patentes. E, esse cenário é ainda mais agravado, pela falta de critério do escritório de patentes dos Estados Unidos e de outros países que acabam concedendo patentes como essa aqui que na semana passada foi dada a Amazon.
             Abaixo trazemos alguns dos casos mais famosos de brigas por roubo de tecnologia:

           

             1. O caso do Macintosh OS

               
             Um caso bem famoso, chegando a ser retratado até em filmes, é o do "roubo" do sistema operacional gráfico e do conceito de mouse da Xerox pela Apple.
             Na década de 70, Steve Jobs e sua equipe de engenheiros, em troca de alguns favores, conseguiu entrar nas instalações dos laboratórios da Xerox e lá eles tiveram contato com essas tecnologias. Algum tempo depois, a Apple apresentava ao mundo o Macintosh (o primeiro computador com uma interface gráfica e mouse). Apesar de ter sido, claramente, "baseado" em suas tecnologias a Xerox nunca acionou a justiça.

             2. O caso do Windows


             No início da década de 80, a Microsoft era uma pequena empresa desenvolvedora de software que prestava serviços a Apple. Porém, durante esse período, ao mesmo tempo que trabalhava com a Apple também estavam a copiar as suas tecnologia (já copiadas). E, o resultado disso foi a criação do primeiro Windows e de uma disputa judicial que durou até aproximadamente 1997.

             3. Mark Zuckerberg x Irmãos Winklevoss

            
             Durante o seu tempo como aluno em Harvard, Mark Zuckerberg hackeou os servidores da universidade e criou o Facemash em apenas um dia. Isso lhe conferiu o status de celebridade em todo o campus. Os irmãos Cameron e Tyler Winklevoss neste mesmo período estavam a procura de alguém para desenvolver uma rede social acadêmica que eles haviam concebido. Então, eles contrataram Mark para o serviço, mas se esqueceram do principal: redigir um contrato. Zuckerberg de posse das ideias deles criou o TheFacebook. Mais tarde, apenas Facebook. Logo depois, os irmãos Winklevoss entraram na justiça contra Mark Zuckerberg. Esta disputa dura até hoje.

             4. Apple x Samsung


             Enfim, o que talvez seja a maior disputa entre empresas de tecnologia. Em meados de 2007, a Samsung era uma empresa pouco conhecida que vendia vários tipos de equipamentos eletrônicos e fornecia peças para outras empresas de tecnologia do mundo todo, inclusive a Apple. Nesse ano a Apple lança o primeiro iPhone. Pouco tempo depois, a Samsung apresenta o primeiro Galaxy S com aparência e funcionalidades obviamente "inspiradas" no aparelho da Apple. Desde então, elas travam uma verdadeira guerra de patentes no mundo todo, sem previsão para término.

Plagio e suas consequências

o que vem a ser o plagio?
 Ato ou efeito de plagiar; apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem.
Em outras palavras é tudo aquilo que você deveria ter pego apenas como base para sua pesquisa, contudo acabou meio que sem querer copiando tudo aquilo que tinha naquele livro e/ou site, e ainda por cima esqueceu de referenciar o autor daquele texto.
 Mas será que o plagio acontece somente com textos e trabalhos acadêmicos?
é claro que não. Acontece também com musicas,obras de arte,programas de software, entre outros.
Com o advento da internet essa questão aumentou consideravelmente, pois há uma grande leva de informações de fácil  acesso. Não que o plagio já não existisse, muito pelo contrario, desde pequenos as crianças fazem copia do trabalho dos colegas sem saber que aquilo não pode(só uma vez né? ninguém vai perceber) e isso continua até chegar na faculdade e a pessoa tem que cair na real e ver que se fizer o que fazia antes na escola poderá sofrer consequências drásticas.

  Há e quais as consequências previstas na lei para quem pratica ou faz o uso do  plagio?   

De acordo com o código penal:
Art. 184
“Violar direitos do autor e os que lhe são conexos.”

Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

Art. 299
Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.

Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

E no meio acadêmico também é da mesma forma ou não?
 Bem se verificarem que você plagiou algum trabalho, artigo e/ou TCC de alguém sem ter feito a devida citação ou referência do autor do texto de que lhe serviu de base para seu trabalho, além de ser processado por violação dos direitos autorais, você irá ter seu nome sujo no meio acadêmico e perder sua vaga na faculdade.


Referencias:
http://bibliotecasdauel.blogspot.com.br/2013/06/a-questao-do-plagio.html
http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11057
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/viewFile/2318/1903






segunda-feira, 12 de maio de 2014

Redes Sociais X Segurança da Informação

A Saga do Facebook e seus Concorrentes
O Facebook surge em meio a uma história de dinheiro, sexo, traição e genialidade como conta "Ben Mezrich, escritor americano, autor de "Bilionários por Acaso". tal rede é fruto do trabalho de 4 amigos que estudavam na  Universidade Harvard (EUA) e que teve como o seu principal mentor Mak Zuckerberg. A princípio era uma rede fechada e para alguns privilegiados como os estudantes de Harvard, contudo, logo espalhou-se para outras universidades e em 2007 ela já ultrapassava a maior rede social do momento (MySpace). Em 2004 existiam por volta de 800 milhões de pessoas acessando a web, sendo que, destas apenas 1.500 eram usuárias do Facebook, entretanto na atualidade já são mais de 1,2 bilhões de usuários em todo o mundo.

O universo internet e o planeta Facebook



Contudo, com a chegada do sistema android e dos aplicativos de "mensagens instantâneas" o Facebook ver suas ações reduzirem à metade, entremetes a maior rede social do mundo logo se recuperou obtendo um faturamento em torno de 1,5 bilhões de dólares só em 2013. Tal retomada só ocorreu por causa do desenvolvimento de novos apps que promoveram a interação com o novo sistema.

Outro ponto importantíssimo é discutirmos sobre a visão do Face para o futuro, pois existem superstições que tal rede planeja impetrar um sistema para que os seus usuários já acessem a internet por meio de sua própria rede. Entretanto, sabemos que tal feito não será algo fácil de conseguir, No entanto, a empresa de Zuckerberg tem capital para contratar os novos gênios da computação a cada instante.


Referências: http://veja.abril.com.br/reportagens-especiais/10-anos-facebook/
                       http://www.proxxima.com.br/home/mobile/2013/06/21/WhatsApp-chega-aos-250-milhoes-de-                    usuarios-assustando-operadoras-e-companhias.html


Segurança e Redes Sociais 
Quando falamos em redes sociais devemos a princípio imaginar uma coisa voltada para o "público", ou seja, uma ferramenta diretamente dirigida à integração das pessoas, sejam em pequenos ou grandes grupos. Por isso quando postamos algo em uma rede social, ou seja, Arquivo, foto ou vídeo devemos ter o máximo de cuidado possível, porque por mais que você só disponibilize um documento como uma foto (por exemplo) a um amigo íntimo ou do seu circulo, este por sua pode não ter o mesmo cuidado e responsabilidade que você disponibilizando assim suas informações para o público.
Portanto, podemos concluir que os princípios da confidencialidade, integridade e disponibilidade que têm como foco principal a segurança da informação não estão contidos nas redes sociais como, FACEBOOK, Orkut, Twitter, Myspace, etc. 

Referências: http://www.ferramentasblog.com/2012/10/como-garantir-sua-privacidade-no-facebook.html                        http://www.ferramentasblog.com/2014/04/entendendo-o-marco-civil-da-internet-pl-2126-                           2011.html

A Lei do Marco Civil da internet
O projeto de lei (PL 2126/2011) teve seu texto sancionado em 23/04/2014 pela presidenta Dilma Rousseff. Esse evento teve a ilustre presença do fundador da internet Tim Bernes-Lee que deu total apoio à e discorreu sobre os benefícios que ela trará como, por exemplo: a formação do cidadão e desenvolvimento da sociedade. Ele impetrou também a importância dessa lei, pois apesar de ser apenas o começo, isso já introduz demonstrações claras de que a web não pode ser controlada ou dominada de forma unilateral,  mas sim pelo multilateralismo. 
Essa lei traz em seu rol um conjunto de diretrizes, princípios e direitos que estão subdivididos em 5 capítulos.  Ela também traz um assunto que tem sido muito discutido nos últimos, na verdade é nada mais nada menos que  um princípio a "neutralidade", pois este se sustenta sobre uma base isonômica e impessoal, ou seja, que todos os consumidores sejam tratados de maneira igualitária em relação aos meios digitais. Faz-se de extrema importância lembrar ainda que a lei deixa bem claro que só por  ordem judicial é que será restringido o direito à inviolabilidade dos pacotes de informações que tramitam na web.


Referências: http://www.ferramentasblog.com/2014/04/entendendo-o-marco-civil-da-internet-pl-2126-                            2011.html
                   http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-o-planalto/discursos/discursos-da-presidenta/discurso-                    da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-durante-cerimonia-de-abertura-do-encontro-global-                    multissetorial-sobre-o-futuro-da-governanca-da-internet-net-mundial-sao-paulo-sp
                         http://blog.planalto.gov.br/dilma-sanciona-o-marco-civil-da-internet/



quinta-feira, 8 de maio de 2014

Código de Ética na Informática



Nem sempre é fácil falar de ética sem cair na subjetividade, portanto traremos uma definição que possa nos auxiliar: “O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.”.
Tendo o conceito de ética, podemos perceber também que existe em várias profissões o uso de códigos de ética profissional para nortear o exercício da profissão. Na informática, que é uma área bastante abrangente, há uma certa dificuldade em padronizar e uniformizar os profissionais que por si só são heterogêneos. Um exemplo disso é que um profissional de qualquer área pode atuar em TI, mesmo que sequer tenha nível superior, o que não quer dizer que não tenha competência para exercer a profissão.
A regularização profissional é um dos pontos que ainda divide muito as opiniões dos atuantes da área e deste modo como abranger com um código de ética trabalhadores vindos de tantas formações diferentes, já que também não existem órgãos fiscalizadores nem estruturas sindicais que cuidem do “bom desempenho profissional”?
 Apesar da aparente dificuldade , foram criadas ao longo do tempo, Sociedades que tentam suprir algumas necessidades de união profissional tais como a SBC(Sociedade Brasileira de Computação), no Brasil e a ACM (Association for Computer Machinery), nos EUA, esta última que em 1992, adotou um Código de Ética e Conduta para os seus associados que será comentado a seguir.


Código de Ética e Conduta ACM (Association for Computer Machinery)

O código tem como princípio servir de base para a tomada de decisão ética na condução do trabalho profissional e poder julgar violações de normas éticas profissionais. Contém 24 imperativos divididos em 4 seções onde a primeira trata-se de normas gerais não apenas restrita aos profissionais de computação denominada: Imperativos Morais Gerais; a segunda, Responsabilidades Profissionais Mais Específicas; a terceira diz respeito aos indivíduos que tem Papel de Liderança nas organizações e a quarta trata da Conformidade com o próprio Código, cada seção se subdivide :
  1. Imperativos morais gerais.
1.1    Contribuir para a sociedade e o bem-estar humano;
1.2    Evite danos a outros;
1.3    Seja honesto e digno de confiança;
1.4    Ser justo e agir para não discriminar;
1.5    Honra direitos de propriedade, incluindo direitos autorais e patentes;
1.6    Dar crédito apropriado para a propriedade intelectual;
1.7    Respeite a privacidade dos outros;
1.8    Confidencialidade e Honra.
  1. Responsabilidades profissionais mais específicas.
2.2 Esforce-se para alcançar a mais alta qualidade, eficácia e dignidade, tanto no processo e produtos do trabalho profissional;
2.2 Adquirir e manter a competência profissional;
2.3 Conhecer e leis existentes referentes a respeito do trabalho profissional;

2.4 Aceitar e fornecer revisão profissional adequada;
2.5 Dar avaliações abrangentes e completas de sistemas de computador e seus impactos, incluindo a análise de possíveis riscos;
2.6 contratos de Honra, acordos e responsabilidades atribuídas;
2.7 Melhorar a compreensão pública da computação e suas consequências;
2.8 Acesso e de comunicação somente quando autorizado a fazê-lo.
  1. Imperativos de Liderança Organizacional.
3.1 Articular responsabilidades sociais de membros de uma unidade organizacional e encorajar a aceitação completa dessas responsabilidades;
3.2 Gerir o pessoal e recursos para projetar e construir sistemas de informação que melhorem a qualidade de vida no trabalho;
3.3 Reconhecer e apoiar os usos apropriados e autorizados de recursos de computação e comunicação de uma organização;
3.4 Certifique-se de que os usuários e aqueles que serão afetados por um sistema tenham suas necessidades claramente articuladas durante a tributação e planejamento de requisitos, mais tarde, o sistema deve ser validado para atender às exigências;
3.5 articular e apoiar políticas que protejam a dignidade de usuários e outros afetados por um sistema de computação;
3.6 Criar oportunidades para que os membros da organização para aprender os princípios e limitações dos sistemas de computador
  1. A conformidade com o Código
4.1 Defender e promover os princípios deste Código;
4.2 Tratar violações deste código como incoerentes com a adesão na ACM.


De qualquer modo é importante a participação em sociedades de classe para o profissional de TI, além de seguir normas sugeridas pela Associação da qual fizer parte mesmo que a punição para o descumprimento da norma seja o banimento da Associação e não o impedimento do exercício na área pois a ética independe de vinculação com algum órgão, vai muito além das aplicações laborais, concordam?


Fonte: < http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm>.  
           <http://www.acm.org/about/code-of-ethics/>. 
           <http://www.cin.ufpe.br/~if679/docs/2003-1/.../etica%20na%20computacao.doc>.